Úmida Galeria inaugura “Expressão Genuína”

No próximo sábado, 11 de novembro a Úmida Galeria, no Jardim Botânico, inaugura a primeira exposição de Lair Uaracy. A individual “Expressão Genuína” reúne 27 pinturas em acrílica s/ tela, marcadas pelo gestual e a materialidade da tinta em camadas sobrepostas.

Aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o artista visual paraense (cujo nome indígena significa “força do sol”) busca nas entidades tribais, rostos e olhares que se conectam com texturas e cores.

“Lair Uaracy debruça sobre o árduo e fascinante mundo da pintura. O artista nos propõe pensar sobre os arquétipos de representação ligados à figura humana, em seu caso dos retratos. É matéria contundente também observar certa androgenia dos personagens. Podem ser homens, mulheres, drags ou simplesmente anjos. A tinta espessa sobre a tela, o gesto brusco e bruto que rasga o espaço com cores primárias, brancas e negras, são contrastados com fisionomias familiares, que ao mesmo tempo estão longe e ao mesmo tempo estão perto. A estranheza pode ser também calma e a beleza algazarra, grito e dor”, escreve o curador e professor de arte da EAV Parque Lage, Edmilson Nunes.

A Úmida Galeria fica na Rua Engenheiro Pena Chaves, 6 – casa 5 – Jardim Botânico. Funcionamento: de segunda a sábado, de 13h às 19h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *