Mulheres em foco na mostra de Gabriel Bonfim

O Centro Cultural dos Correios inaugura, no dia 14 de março, “M”, do fotógrafo Gabriel Bonfim. As mulheres e o seu lugar na sociedade são o centro dos registros da individual, que reúne fotografias e uma videoinstalação. No registro da transexual na escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, ou da Ialorixá na igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, as imagens descortinam histórias das dificuldades enfrentadas por essas mulheres.

“Busquei resgatar a história de luta de cada uma a partir de onde as fotografei. É como se ao retratá-las ali pudéssemos ressignificar aquele espaço e, assim, como protagonistas de suas próprias histórias, elas retomariam o seu lugar na sociedade que as marginalizou. Meu trabalho tem como objetivo trazer um pouco desse incômodo para que toque as pessoas e as leve a pensar”, declara Gabriel.

As fotografias de “M”, que tem curadoria de Thomas Kurer, guardam ainda uma interação entre si, narrando um enredo bem típico da mulher brasileira. A partir da observação das histórias ambientadas nos mais diversos estados do país, as imagens convidam o visitante a uma reflexão sobre a forma como tratamos as mulheres no geral e, em particular, sobre a luta de cada uma para ocupar o seu lugar na sociedade.

“M” ficará em cartaz no Rio de Janeiro até 22 de abril. Simultaneamente, também estará em São Paulo, no Palácio dos Correios, e em Curitiba, no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba. O Centro Cultural dos Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12 às 19h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *