Mostra de Sued comemora 7 anos da Mul.ti.plo

Para comemorar seus sete anos de funcionamento, a Mul.ti.plo Espaço Arte inaugura, no dia 7 de dezembro, uma individual de Eduardo Sued. Nesta mostra, o artista visual – considerado um dos maiores coloristas da arte brasileira – se renova, lançando obras inéditas e cheias de vigor, em que a profusão de cores característica de seu trabalho é reduzida e o cinza e o preto se destacam.

Na exposição serão apresentadas cerca de 18 obras, entre pinturas (acrílico e óleo sobre tela), objetos (madeira e pintura) e um múltiplo (acrílico e pintura automotiva), de dimensões variadas que vão desde 58cm x 64cm a 1m x 1,70m.

Com quase 93 anos e ainda em atividade, Sued tem um trabalho bastante singular e diz que a transformação é resultado de uma simplificação interior. O cinza e o preto – que antes apenas dividiam combinações surpreendentes de cores improváveis de conviver, como vermelho, azul, verde e lilás – agora são protagonistas. E os outros tons (às vezes, apenas um deles) são um detalhe, num jogo sóbrio, mas vibrante, de expansão e contenção.

“O viver é um caminhar e, nesse caminhar, a gente se modifica. Ao longo dos anos as cores foram se modificando dentro de mim”, diz Sued que trabalha todos os dias em seu ateliê em Jacarepaguá.

Para o consultor de arte Maneco Müller, o que chama a atenção é que, “dentro de seu repertório, Sued abre mão de todos os possíveis artifícios de sedução de uma pintura ao extremo”. “A cor agora aparece como um pedaço. É como se ele pudesse reduzir todos os elementos pictóricos ao máximo, tirar todos os adjetivos, e ainda assim a qualidade de sua obra resiste”, afirma.

Com a mostra deste ícone da arte contemporânea, a Mul.ti.plo celebra seus sete anos – Sued foi o primeiro artista a expor na galeria e já fez seis exposições lá, sempre apresentando sua produção mais recente.

A Mul.ti.plo Espaço Arte fica na Rua Dias Ferreira, 417/sala 206 – Leblon. Visitação: de 8 de dezembro a 20 de janeiro (a galeria não funcionará entre 23 de dezembro e 3 de janeiro). Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h30; sábado, das 10h às 14h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *