Matheus Rocha Pitta: “The Fool’s Year” / “O Reino do Céu”

Cerca de dez mil imagens fazem parte de um acervo de recortes de jornal que o artista Matheus Rocha Pitta coleciona desde a adolescência. Uma seleção desse arquivo, com fotos sobre as manifestações que ocorreram em diversas cidades do Brasil, foi o ponto de partida para duas exposições que ele inaugura em setembro, no Rio de Janeiro.

Em “The Fool’s Year”, com abertura no dia 5, a partir das 19h, na galeria Athena Contemporânea, será apresentada uma única instalação, que dá nome à mostra. A obra é um grande calendário, onde, no lugar de cada dia, há uma foto de jornal de manifestantes com cartazes ou bandeiras. O artista substituiu as demandas políticas pela data 1o de abril, repetindo esse mesmo dia em todo o calendário.

“O 1o de abril não é só o dia da mentira, mas sim o dia em que a verdade e a mentira se confundem. Se vivemos no tempo da pós-verdade então habitamos um eterno primeiro de abril”, afirma o artista. O calendário foi mostrado em Berlim, onde Matheus passou um ano na residência Kunstlerhaus Bethanien. O dia da mentira em inglês se chama “Fool’s Day”, portanto, o calendário, realizado em Berlim, se chama “Fool’s Year”. A mostra será acompanhada de um texto da crítica de arte Luisa Duarte.

No dia 9, é a vez de “O Reino do Céu”. Em um galpão no bairro da Glória (Rua Barão de Guaratiba, 28), uma igreja é montada: “O Reino do Céu”, ambiente onde imagens de gás lacrimogênio lançados sobre civis são articuladas em torno de um vocabulário cristão, tais como uma cruz e uma pia batismal.

“O público é convidado a percorrer a instalação, que tem um caráter imersivo, semelhante a um caminhar nas nuvens”, afirma. Rocha Pitta faz uma comparação entre as nuvens da iconografia cristã com as nuvens de gás das policias de todo o mundo. “Descontextualizadas, a articulação das imagens no ambiente da igreja apontam para uma leitura perturbadora do nosso cenário politico”, ressalta. A mostra será acompanhada de um texto do crítico de arte Ulisses Carrilho.

As mostras vão até o dia 7 de outubro. A Athena Contemporânea fica no Shopping Cassino Atlântico (Av. Atlântica, 4240 – 210/211 – Copacabana). Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h, e sábado, das 12h às 18h. O galpão na Glória funciona das 14h às 18h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *