Individual celebra 90 anos de Abraham Palatnik

Os 90 anos de Abraham Palatnik serão comemorados com uma exposição na Galeria Nara Roesler, em Ipanema. A abertura acontece nesta terça (24 de abril), a partir das 19h. A individual demonstra todo o vigor do artista visual, ao apresentar como obra central um inédito Objeto Cinético em grandes dimensões (205 x 226 x 40 cm), de 2018. A obra em destaque simboliza a continuidade de sua extensa pesquisa, que o tornou, após justo revisionismo histórico, uma referência no campo da arte cinética e óptica.

A mostra também reúne outros trabalhos de sua produção mais recente: relevos sobre acrílico, sobre madeira, da série W, e sobre papel cartão, que passaram a receber uma camada de tinta spray na superfície. São peças bidimensionais que alcançam profundidade e dinamismo devido à composição de padrões rítmicos, por meio cortes sequenciais, que remetem a ondas de caráter irregular, características formais que conectam à genealogia da produção de Palatnik a partir dos anos 1960.

Recentemente, a importante retrospectiva “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura”, com curadoria de Peter Tjabbes e Felipe Scovino, foi exibida no CCBB Rio. A mostra já havia sido apresentada na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (2015), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2014), no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP (2014) e no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (2013).

A Galeria Nara Roesler fica na R. Redentor, 241 – Ipanema. Funcionamento: de terça a sexta, de 10h às 19h. E sábado, de 11h às 18h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *