Design “Entre Contrastes” no CRAB

Trabalhos manuais e criativos ocupam o CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro desde sua inauguração. Agora, o charmoso edifício na Praça Tiradentes recebe uma mostra de design de Santa Catarina com peças que utilizam resíduos industriais (têxtil e celulosa) como matéria prima.

Vai até o dia 12 de maio a coletiva “Entre Contrastes”, que exibe o design de 87 artesãos catarinenses, em uma seleção de 612 peças. O evento reforça a questão da sustentabilidade, reutilização de materiais, e provoca uma reflexão sobre o consumo conscientes.

De acordo com Simone Peluso do Sebrae/SC, Santa Catarina é reconhecida pela sua forte tradição na indústria têxtil. Esta característica qestá sendo potencializada pela produção artesanal de alto valor agregado, feita a partir de resíduos. “Os artesãos catarinenses vêm despertando atenção e conquistando destaque nacional e internacional com uma produção criativa e inovadora. Por isso, é importante uma exposição com artesanato catarinense conceitual e tradicional, que enaltece a vocação industrial do estado e dos setores Têxtil e de Celulose. Uma história que vai do artesanal que precede a indústria, de volta ao artesanal que é produzido a partir do seu resíduo”, conta.

A exposição é dividida em cinco ambientes: o tear artesanal; a indústria; do resíduo a transformação; o cotidiano; lúdico e novas possibilidades. Em cada um desses ambientes existem pontos de interação com o público.

A exposição “Entre Contrastes” é realizada pelo Sebrae/SC, conta com o patrocínio da Klabin e com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Santur. O CRAB fica na Praça Tiradentes, nº 67 ao 71, Centro, Rio de Janeiro. Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *