Debate na mostra de Portinari na Caixa Cultural

O curador Luiz Fernando Dannemann e Sergio Campos, responsável pelas esculturas expostas na mostra de Portinari, vão dar uma palestra dia 29 de maio, às 18h, na CAIXA Cultural. A dupla vai falar sobre o processo criativo do artista e a transformação das obras em esculturas feitas por Campos, bem como técnicas utilizadas. A entrada é gratuita e a inscrição é feita pelo e-mail portinarinacaixa@gmail.com.

A exposição inédita “Portinari – A construção de uma obra” fica em cartaz até 1º de julho e reúne cerca de 71 estudos, pinturas e obras do pintor, muralista e desenhista.

Portinari conquistou reconhecimento internacional retratando o cotidiano do país e a desigualdade social, com atualidade surpreendente. Também fazem parte da montagem 18 esculturas criadas pelo artista plástico Sérgio Campos, que reproduzem personagens de importantes obras de Portinari.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4 fica na Av. Almirante Barroso, 25 – Centro. Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Entrada gratuita.

Sobre o artista
Candido Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903, em Brodowski, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, teve uma infância humilde e recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos. Estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro e visitou países como a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935 recebeu em Nova York um prêmio por sua obra “Café”, que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada por química presente nas tintas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *