Daniel Feingold na Cassia Bomeny Galeria

Para fechar o calendário de exposições de 2017, a Cassia Bomeny Galeria inaugura, no dia 12 de dezembro, uma individual de Daniel Feingold. A mostra reúne 24 obras inéditas, sendo oito pinturas em esmalte sintético sobre tela, que apresentam sua pesquisa sobre trama e estrutura,e 16 pinturas em bastão oleoso sobre papel, onde a estrutura desconstruída dá lugar a um novo espaço de investigação, numa potente expansão de sua pesquisa construtiva.

“A obra que Daniel Feingold vem realizando há cerca de três décadas, de modo extremamente coerente no que tange à sua impecável metodologia de trabalho e consistência intelectual, o afasta dos modismos estéticos e consequentemente do marketing promocional, que costuma devastar a produção de tantos artistas”, explica o crítico de arte Frederico Morais no texto crítico da exposição.

Para realizar os trabalhos, Daniel Feingold não utiliza o tradicional pincel. Em uma técnica desenvolvida por ele em 2013, a pintura é feita entornando as tintas sobre a tela. Ele as coloca na vertical e, através de latas que ele mesmo retorce (criando bicos de diversos tamanhos), derrama a tinta, que escorre por toda a tela, formando linhas retas. Ao secar, o artista vira o quadro e repete o procedimento, resultando em diversas linhas coloridas, com espessuras variadas, que se cruzam, se sobrepõem e se entrelaçam.

“As pinturas são planos cromáticos e dobras que se expandem e se entrelaçam. Elas têm a característica de expansão, a ideia é romper a superfície”, conta o artista.

PINTURAS SOBRE PAPEL
Na série de trabalhos sobre papel, Daniel Feingold usa bastão oleoso sem uma preocupação tão grande do artista com o rigor técnico. Ele utiliza algumas réguas para fazer linhas retas, mas também permite “manchas” no desenho, como riscos mais finos, borrões e até marcas de dedo.

A exposição vai até 31 de janeiro de 2018. A Cassia Bomeny Galeria fica na Rua Garcia D´Avila, 196 – Ipanema. Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 15h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *