Cabelo inaugura exposição no BNDES

Artista visual, músico e poeta, Cabelo apresenta, no Espaço Cultural BNDES, a mostra “Luz com Trevas”. A individual reúne um conjunto significativo de trabalhos – parte deles inéditos – com curadoria da crítica de arte Lisette Lagnado.

Cabelo é conhecido por usar a música em sua pesquisa artística, seja improvisando ou com uma banda, transformando em raps poemas de Gerardo Mello Mourão e Baudelaire. Destacam-se as trilhas sonoras que integram suas instalações, como Caixa Preta, com Paulo Vivacqua, em que mistura funks “proibidões” com as vozes de Glauber Rocha e Hélio Oiticica. Como compositor, tem músicas gravadas por artistas consagrados como Ney Matogrosso, Pedro Luis e a Parede, Cidade Negra e Monobloco, entre outros.

Luz com Trevas, faixa musical que dá nome à mostra, é um rap composto pelo artista, com produção de Kassin e Nave, e integra o disco em fase de gravação “Cabelo Cobra Coral”.

Junto com a exposição, foi lançada uma publicação bilíngue e ilustrada, contendo um pequeno ensaio de Lisette Lagnado e um glossário dos termos recorrentes que vêm acompanhando o artista ao longo de duas décadas. A curadora, responsável pelo convite feito a Cabelo em 1996 para participar da antológica mostra “Antarctica Artes com a Folha” (Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque Ibirapuera), traça linhas de discussão com referências e homenagens a David Medalla, Hélio Oiticica, Rogério Sganzerla, Tarsila do Amaral e Tunga, entre outros.

A exposição Luz com Trevas fica aberta até o dia 11 de maio. O Espaço Cultural BNDES fica na av. Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro. Funcionamento: de segunda a sexta, de 10h às 19h. Entrada gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *